26 de janeiro de 2013

Ficções - Jorge Luis Borges

Talvez não seja de conhecimento do grande público, mas o grande historiador e intelectual argentino, Jorge Luis Borges, famoso tanto por seus estudos na área de história do comportamento, quanto de história da literatura, passando pela geologia, geopolítica e lingüística (ufa!), também se aventurou pela ficção. Ao longo de sua vida publicou vários contos em suplementos literários de jornais e revistas. Como contista, Borges começou de baixo: seus primeiros contos, quando ainda não era famoso por sua obra teórica, foram publicados pelo El vecindario de Palermo, do qual seu tio era editor. No fim da vida, contudo, chegou a ter dois textos publicados pela Life e Time.
Toda sua obra, desde El vecindario de Palermo até Time e Life foi reunida após sua morte em Ficciones. Se o livro não tem o mesmo peso da sua obra teórica, não é motivo para ser desprezado: o argentino mostra desde o início bom domínio da pena e grande criatividade. Ainda que publicados durante toda sua vida, praticamente todos os contos foram escritos até 1944, e dão uma mostra do potencial do jovem Borges - infelizmente desperdiçado.

Curiosidade: Time e Life travaram uma verdadeira disputa pelos contos do autor. A Time publicou o conto "Prólogo", na edição de 12 de janeiro de 1986, enquanto a Life publicou "El fin" em 2 de março do mesmo ano. Infelizmente, Borges morreu antes de conseguir emplacar mais dos seus textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário